quinta-feira, 15 de março de 2012

O paradoxo da evolução espiritual


Amigos, 

coloco para vocês hoje o texto do amigo Carlos Roberto Castilho que na minha opinião descreve de forma bem real o caminho de um peregrino na Senda.

...

Em dado momento de nossa evolução espiritual, quando nos dedicamos a ela intensivamente, descobrimos que este é um caminho marcado pela solidão.

A despeito de vivermos num contexto social de regras pré-estabelecidas para a raça humana e ainda que pertençamos a um grupo especial sintonizado com os mesmos ideais e objetivos que temos, o caminho da ascensão pessoal é absolutamente individualizado e solitário.

Isso acontece porque, a partir de certo estágio de nossa trajetória na senda da evolução, é preciso fazer uma imersão total e full time para dentro de si mesmo, sendo necessário o abandono de todos os compromissos que existiam em nossas vidas com qualquer espécie de consciência de massa ou com qualquer sistema de crenças.

Neste processo de interiorização, quando feito com afinco, existe um estágio no qual se descobre a plenitude do ser, a auto-suficiência e as respostas para todas as perguntas, de modo que toda informação e conhecimento exterior servem apenas como suporte acessório e de significado de menor importância.

Não se trata de fazer apologia do eremitismo, de isolar-se do mundo, mas de viver dentro dele sem deixar-se influenciar por ele.

É bom e agradável ter a companhia de outras pessoas que caminham no mesmo sentido que nós.

É bom ter a companhia, também, de pessoas que não caminham no mesmo sentido, mas que possibilitam crescimento mútuo, a partir de relacionamentos diversificados.

Crescer espiritualmente inserido no contexto social é um grande desafio e as oportunidades e os testes que aparecem frequentemente induzem a esse crescimento, especialmente se o aluno da Luz souber tirar proveito de tais contatos.

Evidentemente não é possível viver fora do ambiente social e, nem tampouco, abandonar por completo as relações humanas.

Mas, para atingir níveis mais profundos de evolução, é necessário adotar atitudes mentais descomprometidas com a consciência de massa, tomando, entretanto, o máximo de cuidado para que essa postura não se converta em alienação ou abstração exagerada.

É preciso, então, viver no mundo comum, conviver com as pessoas comuns, porém não permitindo que qualquer influência do ambiente obstrua o caminho da espiritualidade pretendida.

Isso pressupõe, para o indivíduo que persegue objetivos elevados, muito domínio de si mesmo, ou seja, viver com naturalidade na sociedade, porém com foco na sublimação de todos os desejos mundanos, de todas as emoções, as deficiências e as fraquezas humanas.

Desvincular-se da consciência de massa corriqueira é, no entanto, algo extremamente difícil.

A consciência de massa corriqueira é aquela formada por tudo que faz parte do dia-a-dia das pessoas e que as tornam reféns de coisas, hábitos, pessoas e sistema de crenças.

Os indivíduos são verdadeiramente escravizados pelos hábitos que a sociedade lhes impõe, como é o caso das regras de condutas, dos tabus, dos preceitos sociais, morais e religiosos.

Estruturas sociais, econômicas, políticas, religiosas e de convívio social ou familiar comandam as atitudes esperadas de cada pessoa, de modo que para cada estímulo destas estruturas uma resposta padrão deve ser dada pelo indivíduo.

Assim, é requerido do aluno da Luz grande esforço de superação, de viver no mundo sem deixar contaminar-se por ele.

Mais do que isso, de viver no mundo transformando-o, sendo o agente que leva para os ambientes e para as pessoas a nova energia.

Um dia, no futuro próximo, a solidão deixará de existir porque muitos se agruparão sob a regência de uma mesma energia e num estágio de vibração semelhante.

Agora, cada um exercita o seu instrumento musical, afinando-o e desenvolvendo-se; mas, sem seguida nos agruparemos para formar a orquestra que tocará a música das esferas.

Carlos Roberto Castilho.

Obrigado
João Aguilar.

Um comentário:

  1. João
    Texto fantástico.
    Profundo e verdadeiro.

    Estou repassando para a minha lista de e-mail.
    Gratidão amigo, por compartilhar essa preciosidade

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Comentários sem um e mail de origem válido, não serão considerados.